terça-feira, 5 de outubro de 2010

Gandhi e a lição de moral




Têm dias que a gente está meio deprê... normal, principalmente na TPM! Bem, quinta-feira passada (30/09/2010) eu estava assim. Pensando na vida...
De manhã, quando saía do metrô (inferno) para ir trabalhar, vi meu 1º namorado saindo também. Ele tava todo arrumadinho, roupa social, maior gatinho. Eu não falei com ele, fiquei com vergonha... Normal eu estar sem maquiagem de manhã (derrete no metrô: metrô cheio = calor humano = sudorese), mas eu estava também com as minhas habituais olheiras até o queixo, os cabelos revoltos para o alto (umidade = frizz) e um puta bafo de cigarro!
Whatever, a questão foi que comecei a pensa na vida, questionar minhas escolhas erradas... Não que eu estaria com ele até hoje, a visão dele só foi o start do pensamento. Mas até onde eu sei, ele teve foco, seguiu pela trilha "correta", estudou, se esforçou, e continua fazendo isso.
E eu?! Quantas e quantas vezes fiz escolhas erradas, desesperadas e sem planejamento algum... Pois bem, estou exatamente na posição e lugar que sempre critiquei...
E fui me afundando na depressão no decorrer desse dia... chorando quieta, sufocando a raiva, curtindo a auto-piedade e a auto-crítica...
Então fui para a aula (com muita vontade de ir para casa me lamentar!!!), e qual foi a primeira coisa que ouvi... "Seja a mudança que você quer no mundo." (Gandhi)... O tema foi a relação da Liberdade com a Ética...
Moral da história... Eu vi que eu tenho, e sempre tive, as ferramentas para mudar... O passado já foi, já era... Tenho que erguer minha cabeça e não me conformar... Tenho que me rebelar contra meu próprio boicote, tenho e quero ser feliz.

Bjundas!

3 comentários:

  1. Po marasma...eu escrevendo no meu blog sobre cerveja e vc vem com esse papo cabeça! rs Me senti até mal...
    Essas crises realmente batem de vez em quando, mas falou e disse: o passado já foi, já era. Mude o que vc PODE mudar e PARE de se boicotar (vc realmente faz isso).

    ResponderExcluir
  2. Primeira coisa: Tasqueopariu... porque nao me ligou? já te dei o telefone do hospital???

    Segunda coisa: Lu, essa reflexão-depre que vc teve faz parte do processo de amadurecimento... Vira e mexe acontece... Já tive isso várias vezes...
    Repensar nossas escolhas erradas faz parte do processo de aprender a fazer escolhas certas... E, tenha certeza, ainda faremos muitas escolhas erradas ao longo da vida... Mas, o importante é saber que, mesmo tendo consciencia das escolhas erradas que fizemos, saibamos que fizemos o melhor que podiamos em determinada época... Hoje, ao olhar pra trás, vc vê que foram erradas. mas, no momento das escolhas, era o melhor que vc podia fazer naquele momento...

    Veja bem, eu tb fiz muitas escolhas erradas. Ainda hoje acho que a unica coisa certa que fiz ate hoje foi meu filho... Mas não é verdade... Fiz muitas coisas certas... Outras tantas erradas...
    Mas, no saldo das perdas e ganhos, somos sempre melhores, mais maduras, mais preparadas...

    Querendo conversar sobre isso, estou SEMPRE aqui, ok???
    Bjks

    ResponderExcluir